Quais as vantagens da Pintura Eletrostática?

Quais as vantagens da Pintura Eletrostática?

A Pintura Eletrostática é a forma mais eficaz e resistente que se tem conhecimento. Ela possui algumas vantagens como o alto nível no acabamento final da pintura; e a rapidez na troca de cores; não agride tanto o meio ambiente; além disso, o material pode ser reaproveitado, ou seja, é muito mais sustentável.

Em resumo, as principais vantagens são: uma tinta totalmente ecológica já que não utiliza solvente, de fácil aplicação e com um excelente resultado de aderência.

Por meio da pintura eletrostática, é possível em alguns casos garantir a flexibilidade da peça sem prejudicar a pintura. Isso acontece porque quando um material é pintado com pó químico, a carga elétrica recebida é oposta ao material, e isso faz com que o pó se fixe nele. Após o procedimento, a peça é levada à uma estufa, que após ser aquecida, endurece a tinta, formando uma película de alto acabamento, super resistente.

Mas, afinal, o que é a Pintura Eletrostática?

A Pintura Eletrostática é o processo que utiliza o princípio elétrico de atração e repulsão de cargas elétricas para a fixação da tinta. Normalmente é um tipo de pintura aplicado em superfícies metálicas, mas ele pode ser utilizado em qualquer material carregado eletricamente.

Existem alguns tipos de tinta em pó, que são as utilizadas no processo de Pintura Eletrostática:

Poliéster: indicada para ambientes externos, pois possui uma ótima aderência, além disso, é muito resistente ao amarelamento. Sua aplicação é recomendada para esquadrias de alumínio, componentes automotivos, telhados industriais, móveis de jardim, entre outros.

Epóxi: resistente ao tempo. É recomendado utilizar esse tipo de tinta em aplicações para peças industriais, vergalhões de construção civil, tubulações, entre outros.

Híbrido (Epóxi e poliéster): como o nome já diz, é a combinação dos outros dois tipos de tinta, e sua principal característica é a alta resistência química. É excelente para ser aplicada em eletrodomésticos, móveis de aço, painéis elétricos, autopeças, entre outros.

Existe outro tipo de Pintura Eletrostática: a pintura líquida. Porém, esse método possui algumas desvantagens em comparação com a pintura eletrostática a pó. A tinta apropriada para pintura líquida precisa ser dissolvida primeiro, em solvente, enquanto a pintura eletrostática a pó dispensa essa técnica, o que oferece muito menos dano ao meio ambiente e à saúde.


Solicite um orçamento

Whatsapp Axxo Pinturas